Então, toda essa confusão, pelo menos na parte do Counter-Strike, é em boa parte graças ao tal mapa cs_rio, um dos mods mais famosos do Brasil. Conseguimos uma entrevista com aqueles que criaram o mapa, lá no distante ano de 2001.
Como e quando surgiu a idéia de recriar uma favela carioca?
A idéia surgiu em uma LAN em que jogávamos Half-Life deathmatch e por conseqüência o Counter-Strike. O Roger já era programador, e também era ligado em games, uma vez ele até fez o prédio em que moravamos na plataforma do DOOM. E nesta onda de cenários para games, resolvemos arriscar em um para Counter-Strike. Como bem no começo do Counter-Strike existiam mapas como Iraq, Italia e Havana, achamos que o Brasil deveria ter um mapa, e nada melhor que uma favela no Rio de Janeiro para retratar um jogo de polícia e ladrão.
Quanto tempo levou para o cenário ficar pronto?
O tempo todo de trabalho, desde o primeiro rascunho a lápis até estar disponível para download, foi de um ano inteiro. Claro que foi feito aos poucos, pois como trabalhamos a semana toda, nos dedicávamos aos fins de semana.
Qual a repercussão, na época em que foi disponibilizado, entre os demais jogadores?
Foi muito positiva. Só no primeiro mês muita gente baixou, não só pelo site do cs_rio original, como em outros sites que também disponibilizaram o mapa, como por exemplo o da Info, e do Terra. Logo na seqüência, veio a CPL no Renassaince onde o mapa foi divulgado e ovacionado. Também rolou um campeonato na Alemanha só com o cs_rio. Os europeus adoraram o mapa, pelo exotismo e pelo campinho de futebol jogável.
Qual foi a reação de vocês ao sucesso do mapa?
Totalmente inesperada. O negócio só começou a pegar fogo quando começamos a receber cartas do mundo todo comentando o mapa. Quando começou a aparecer na mídia, em revistas de informática, matérias de jornal e, principalmente, na televisão nas emissoras maiores. Gravamos um programa de televisão voltado a games, entrevistas e outras coisas que também repercutiram.
Como vocês se sentiram quando souberam do banimento do mapa no Rio de Janeiro? E do recente banimento do jogo Counter-Strike em todo o território nacional (que foi “justificado” pelo conteúdo do mapa, que não está incluído no jogo)?
Acho muito esquisito este negócio de banir um jogo, ou até um mapa. O cs_rio já foi banido antes, em LANs do Rio de Janeiro, e agora essa questão voltou a tona de novo.
NUNCA RECEBEMOS UM EMAIL, OU QUALQUER INFORMAÇÃO PARA TIRAR UM MAPA DA NET, está aí até hoje, é só baixar e ter o counter. Acho que existe tanta coisa no Brasil para se preocupar, em vez de proibir games.
Acredito que as pessoas que proibiram o Counter-Strike devem ter tido um infância díficil, onde na escola recebiam castigos de ajoelhar no milho e eram surradas pela “palmatória”, ou ainda eram abusadas sexualmente pelos professores, porque voltar a esta questão é voltar à censura, à época que aconteciam estas coisas.
O banimento não resolve nada, pelo contrário, atrai mais interesse para o jogo. Nessas épocas, o download do cs_rio vai para as alturas!
Vocês acham que “[Counter-Strike] reproduz a guerra entre bandidos e policiais e impressiona pelo realismo.” como diz o texto publicado pelo PROCON de Goiás?
Pra você ter um idéia, esta frase aí veio da TV Globo, em uma matéria que saiu no Jornal Hoje em 2002, que pode ser achado no YouTube.
Acho que a frase “impressiona pelo realismo” é muito gratificante para nós. Realmente, foi um grande trabalho achar e criar as texturas, e mérito para o pessoal da Valve q fez o Half-Life e seus derivados.
Estamos em 2008, e o grande trunfo dos games e programas gráficos é se aproximar ao máximo da realidade, como você pode ver agora o com o game Crysis: é super realista e com isso é sucesso no mundo todo.
Acho que o pessoal do PROCON deveria ver menos televisão e tirar suas próprias conclusões.
Compare o texto da Globo e do Procon:
http://www.youtube.com/watch?v=elzxfXetgTo
http://www.procon.go.gov.br/procon/detalhe.php?textoId=001092
Em algum momento é afirmado ou fica implícito no mapa que os terroristas são “traficantes do Rio de Janeiro” e que seus reféns são “três representantes das Nações Unidas” como diz o texto publicado pelo PROCON de Goiás?
Sim! Todo mapa de counter-strike tem uma história por trás, um motivo para a peleja estar acontecendo, um porquê para resgatar os reféns e o mesmo para plantar bombas. A idéia de reféns da ONU é muito criativa e tornou o cs_rio ainda mais polêmico. Com certeza existem jogos com histórias bem mais cabeludas, como destruição da Terra, da humanidade, e estes não são proibidos.
Em vários jogos vale matar o Sadam, o Bin Laden, pelotão da SWAT, terroristas, tropas americanas e japonesas. Mas matar bandidos brasileiros, não!
No mapa “Quanto mais PM´s matar, mais pontos.” como diz o texto publicado pelo PROCON de Goiás?
Primeiro que não são PMs, e sim os próprios “Counter Terrorist” do jogo. Se você já jogou Counter-Strike, vai ver que os terroristas mesmo no mapa da favela não são traficantes ou maloqueiros, e sim terroristas comuns de qualquer organização. O mesmo vale para os CTs. Eles nem falam português!
Vocês já ouviram falar que “Na visão de especialistas, o jogo ensina técnicas de guerra, haja vista o jogador deve ter conhecimento sobre táticas de esconderijo, como se estivesse numa guerrilha.” como diz o texto publicado pelo PROCON de Goiás?
Disso eu não sabia! Gostaria que o PROCON de Goias me enviasse um link com os tutoriais destas táticas!, quem sabe nós gamers aprenderemos mais de Counter com eles, já que se preocupam tanto. No Counter, posso estar numa guerrilha mesmo, como também numa montanha de neve, num supermercado. Isso vai de cada cenário.
Se vocês quiserem adicionar mais algum depoimento ou declaração sobre o assunto, sintam-se livres para tal. Toda declaração será publicada na íntegra e sem alterações.
Com essas proibições, acredito que o mercado esquente ainda mais para a venda de softwares “piratas”, já q não tem mais do original. Pior pro governo q não vai receber imposto.
E pelo que estou vendo, proibiram a venda do Counter e não do Half-Life nem Half-Life 2, o que mostra ainda mais que as pessoas que proíbem não entendem nada do game. É como proibir o Big Mac e não o Mac Donalds…
Se for seguir este raciocínio, tem que banir 90% dos jogos do mercado.
Sobre o cs_rio, o mapa é sucesso no Brasil. Onde tem Counter, praticamente tem cs_rio, e já ganhou prêmios internacionais.
Agora na tv tem até novela com favela, tá na moda. Pra você ter uma noção, o cs_rio foi lançado em 2001, antes do filme Cidade de Deus, BOPE, acredito que serviu de inspiração para o cinema nacional. Outro dia, estava assistindo Cidade dos Homens e tem uma cena aonde os bandidos invadem o morro pelo campinho de futebol. Impressionante, mas era uma “releitura” do cs_rio, só que em filme. Acho que o filme é de 2006, vale a pena assitir e ficar de cara.
Pode esperar que aí vem mais confusão.
Roger e Joca
Muito boa a entrevista… e eles tem razao
e só para fazer um comentario
“No mapa “Quanto mais PM´s matar, mais pontos.” como diz o texto publicado pelo PROCON de Goiás?”
eles tambem tem que levar em consideração que tambem quanto mais TERRORISTAS matar mais pontos ganham
vlw’s
flw’s
Comentário de Fire — Janeiro 30, 2008 @ 9:32 pm
Eu simplemente acho que um absurdo tudo isso, como o caro amigo fala “TEM MUITA COISA PARA SE PREOCUPAR” e eles vem banir um game que pelo menos para mim não faz mal algum, acho que é um modo de liberar a raiva que eu tenho desses politicos brasileiros, deveriam fazer um cs_brazilia, com Z para não proibir tambem, porque tudo que é de fora é aceito!
Abraços Roger e Joca. Ótimo trabalho.
PS: HS nesses politicUs!!!
Comentário de Andre Luroco — Janeiro 30, 2008 @ 9:32 pm
Cara quando será que o governo vai aprender que não adianta proibir nada relacionado a informatica.
Pq se a pessoa não consegue atraves da loja ela vai baixar da net… se ela ão encontrar em nenhum site brasileiro ela busca no estrangeiro.
é que nem aquele lance do You tube… proibiram num dia, no dia seguinte todo mundo tava usando proxy e conexões anonimas….
No fim quem tá perdendo é o estado, afinal perde uma fonte de arrecadação de impostos.
Comentário de Fausto "Likan" — Janeiro 31, 2008 @ 12:47 am
Ei, pq a gnt não organiza pra todo mundo ficar atulhando as caixas de e-mail do PROCON-GO e pra Justiça pra ver se dá algum efeito?
Comentário de rdt — Janeiro 31, 2008 @ 12:55 am
Citação: Caro RDT porque é muito facil pra eles é só apertar DEL nas msgs, temos que fazer algo maior que dê um efeito mais centrado! Como essa manifestação que vai acontecer em São Paulo no MASP.
O PROTESTO SERÁ NO DIA 2 DE FEVEREIRO, SÁBADO, ÀS 11h DA MANHÃ.
PS: Pena que eu não moro em São Paulo.
***
“4.Ei, pq a gnt não organiza pra todo mundo ficar atulhando as caixas de e-mail do PROCON-GO e pra Justiça pra ver se dá algum efeito?
Comentário por rdt — janeiro 31, 2008 @ 12:55 am”
Comentário de Andre Luroco — Janeiro 31, 2008 @ 2:23 am
Essa proibição do CS foi uma tremenda imbecilidade (tentei achar outra palavra, mas essa foi a que melhor se encaixou).
Querem proibir este jogo porque dizem que o jogo pode trazer subversão da ordem social, ensinar táticas de guerrilha, dentre outras justificativas pouco convincentes.
Proibir o CS é o mesmo que querer acabar com os acidentes de trânsito proibindo a utilização de carros. Ou seja, uma imbecilidade.
Achei uma excelente iniciativa esse protesto pacífico no MASP. É uma forma de alertar à população de que existem coisas mais importantes com que se preocupar do que com um mero jogo que serve, isso sim, para extravasar o estresse do cotidiano em que vivemos.
CS é Everquest são jogos divertidos e que prezam pela interação social. Afinal, é muito melhor jogar com amigos do que com bots…
Comentário de Leonardo — Janeiro 31, 2008 @ 9:13 am
PO POR CAUSA DESSE MAPA NOS VAMOS FICAR SEM CS.
Comentário de Gustavo cs — Janeiro 31, 2008 @ 9:38 am
Sinceramente,
A questão de subversividade que eles afirmam que é gerada pelo Jogo é irreal. Visto que o tráfico de droga, táticas de guerrilhas existem nos morros a muito tempo. É mais fácil fazer isto para mostrar que estão preocupados, além de mais barato, do que se criar programas de ações sociais eficazes para retirar as pessoas que não têm como ganhar o pão de cada dia a não ser pelo tráfico.
Sempre joguei jogos de primeira pessoa, MMORGS, MK, SF, NFS Underground e nem por isto sai fazendo lutas na rua, dando tiro nos outros ou mesmo fazendo rachas.
No mínimo um filho(a) deste INFELIZ (o juíz que inventou isto) deve ser um viciado indo mal nos estudos e para tentar retirar o(a) filho(a) da LAN fez esta merda. Se for assim proíbe a Globo de transmitir novelas e telejornais, porque só contém pornografia, violência e ensina como gerar grandes crises familiares.
Atualmente jogo WoW e QUERO VER QUEM VAI ME PROIBIR DE JOGAR!!! A constituição prega pela liberdade de expressão, e o Game é um mode de se expressar (principalmente DESESTRESSAR de tanto imposto que temos que pagar).
Comentário de Eduardo Schettini — Janeiro 31, 2008 @ 10:52 am
Pena que não posso ir no protesto, mas espero que tenha grandes resultados…
Que piada esse juiz, e principalmente o procon. Afinal banir um jogo a pedido de um juiz sem nem ao menos apresentar argumentos REAIS e estudos comprovados, isso só mostra que hoje em dia qualquer um pode conseguir emprego. Colocam qualquer zé mané sem educação pra ser juiz, e outros zé manés pra aprovarem isso.
Eu fico indignado que a tão falada democracia, existe só no papel, nós, o povo não podemos escolher nada. Alguem veio perguntar pros gamers se CS ensinava algo alem de usar o mouse e teclado com perfeição? Ou se o mapa cs_rio era parte do jogo original? Ou se a gente queria a proibição do tal mapa?
Esses dias estava vendo desenhos antigos, é interessante notar, como antigamente os desenhos possuiam muito mais violencia gratuita (pica-pau, tom e jerry) e mesmo assim não havia surtos de violencia… o que só mostra que a culpa é toda desses pais idiotas.
E no final a gente paga o pato =\
Comentário de Timóteo — Janeiro 31, 2008 @ 11:32 am
muito bom cara, tá de parabéns…
se vcs forem criar mas mapas, mim dar uns toques ai, que eu quero ser o 1º a baixar..
rafaelscabral@hotmail.com
Comentário de rafael — Janeiro 31, 2008 @ 1:20 pm
Choooora cavalo!
Deve ter um juiz “fechadinho” nesse exato momento =D
Comentário de Cobalto — Janeiro 31, 2008 @ 6:37 pm
Essa proibição do CS é um ato de retardadice !
Jogo é uma coisa, realidade é outra ! Até porque quem comete os crimes no Brasil são pessoas pobres que buscam um meio de sobrevivência e mal tem dinheiro pra se alimentarem, muito menos vão ter dinheiro pra ter acesso a um jogo desses !
Vão acabar com o crime aumentando o policiamento e melhorando as escolas, proibir um jogo não acaba com o crime, bando de juízes e autoridades desocupadas e vadias do Brasil !
Concordo com o que o Timóteo falou, olhem a geração da década de 60 por exemplo, eles cresceram assistindo filmes de bangue-bangue(velho oeste) e desenhos como Pica-Pau, Pernalonga, Papa-Léguas e principalmente Tom e Jerry, onde a violência era muito praticada usando dinamites, e no entanto naquela época a violência era pouca.A culpa é da desigualdade social e das escolas precárias de o Brasil ser um país violento, e também a polícia ganha mal e falta policiamento nas cidades.
Comentário de Robson Costa — Fevereiro 1, 2008 @ 12:25 am
Mas quero ver alguém vir aqui em casa tirar o jogo do meu pc, pelo que sei a ditadura militar ja acabou fazem mais de 15 anos !
Comentário de Robson Costa — Fevereiro 1, 2008 @ 12:27 am
[...] blog também está disponível uma entrevista com o Roger e Joca, os criadores do mapa cs_rio, um dos mais repudiado pela justiça. Destaque para o seguinte trecho: [...]
Pingback de Ciberativismo: Manifestação em SP crítica censura contra games « Herdeiro do Caos — Fevereiro 1, 2008 @ 1:15 am
Estou acompanhando a coisa toda e obviamente considero tudo de extrema relevância. Essa entrevista me abriu os olhos sobre da onde o sujeito tirou os argumentos deles e pqp, que raiva. arg
Bom, eu escrevi um artigo no meu blog sobre o assunto. O blog é novo e eu ainda não tenho nome, mas talvez vocês considerem o conteúdo dele relevante, visto que andei rodando os sites mais relevantes poraí para dar uma olhada nas opiniões sobre o assunto.
http://cyberarts.wordpress.com/2008/02/01/manifesto/
Comentário de esper000 — Fevereiro 1, 2008 @ 1:47 am
Amanhã na AV. PAULISTA, estaremos lá eu (Joca) e o Roger do cs_rio, já estou preparando meu material ativista e peço a vocês que façam o mesmo, também não esqueçam de doar os alimentos, chamar todos os amigos gamers.
Proibir game é um absurdo, e ainda proibir o cs_rio é proibir a arte!
Até lá.
Joca
Comentário de João Prado (Crocodilo cs_rio) — Fevereiro 1, 2008 @ 11:32 am
Já não bastou a Globo ter apoiado a ditadura e manipulado como bem quis as noticias da época, não basta ela influenciar como bem deseja os gentios, agora ela tenta censurar um jogo.
Que isto sirva de lição para todos se a Globo é capaz de cometer este tipo de equivoco em relação a algo tão simples como um game de PC imaginem em áreas mais complexas.
Comentário de Oliver Barros — Fevereiro 1, 2008 @ 8:40 pm
É pessoal como diz o ditado “Em bunda de criança e cabeça de juiz nunca se sabe quando vai dar merda´´
Tenho dito …………………
Comentário de AchoQue? — Fevereiro 1, 2008 @ 8:52 pm
Eu NÃO jogo CS, nunca fui muito fã mas tenho VÁRIOS AMIGOS que jogam e nunca vi eles brincando de “faquinha” uns com os outros na vida real. Como foi dito na entrevista, são tantos os problemas do Brasil que governantes vão proibir um jogo?Sério e para ter muita vergonha desse “país”, um jogo NÃO tem a capacidade de estimular a violência, violência só é estimulada se a pessoa viver em volta de uma(na vida real PROCON), onde temos familia, educação(quando o governo se preocupa com tal)…
Eu jogo/joguei vários tipos de RPG’s e nunca matei ninguém(irônico).Agora a falta de conhecimento do PROCON perante games é totalmente visivel, estão totalmente por fora do assunto.
Eu nao entendo muito de CS, mas não é preciso conhecer muito bem um jogo para saber se é violento ou não, CS é real, mas é o único?Porque essa implicancia só com o CS?Existe jogos que imprecionam pela realidade, o que o PROCON não entende é que os games EVOLUEM, e a realidade é algo que nunca vai parar.
Sabe, as vezes eu acho que o pessoal que trabalha no PROCON não deve ter a capacidade para fazer algo mais útil pela sociedade, eu acho qeu eles só fizeram isso para aparecerem, na verdade, acho que o PROCON nunca foi tão comentado em toda a sua hitória.
Eu sou só um garoto de 16 anos, mas que sabe dos problemas que o Brasil esta passando, e é muito vergonhoso ver governantes de preocupando com a proibição de jogos, ao em vez de se preocuparem com a segurança, saúde, transportes publicos, entre vários outros…
E sobre a pirataria, eu acho que vou virar camelo.Porque o Brasil esta dano forçar para ela.
A verdade é, nem teve pesquisas sobre tal proibição, e nem vai ter, porque no final(se for uma pesquisa digna) vai dar CS.Eu que não jogo to apoiando, como disse é vergonhoso ver isso, democrácia alguém tem um dicionario ai?
Comentário de Rafael — Fevereiro 1, 2008 @ 11:54 pm
Gostei muito dessa entrevista
eu joguei o cs uma vez, e gostei,
agora não acredito nessa proibição, acredito que cada jogador deve saber o que quer, e não precisa de nenhuma lei ridícula para impedi-lo, e o pior eles apenas proíbem os jogos depois de “20″ anos depois de lançados, alias não sou a favor da proibição, mas olhando por um outro ponto de vista eles estão bem atrasados, pois existe um ditado “se for fazer algo faça-o direito” o que nem isso acontece um exemplo GTA 1 criado em 1997 e eles o proibiram o ano passado. atualmente jogo Fear e Doom 3 e quando eu vi essa reportagem eu não acreditei tomei um susto pois se as autoridades verem as “táticas de guerra” ensinadas na perfeita física desses dois jogos eles o proibiriam imediatamente,e o Crysis ai ferrou eles iram proibir todos os jogos de uma vez.Eu jogo jogo de tiro desde os 8 anos de idade atualmente jogo esse jogos descritos acima e sou a prova viva contra essas razoes sem fundamento e sem pesquisa dessa lei fajuta e ignorante pois nunca tive ataques de raiva e nemhum ataque psicotico.
é incrivel o que outro dia eu vi no programa do gilberto barros ele mostrando imagens do carmageddon 2 e ele falando “cuidado com o que seu filho joga, pois esse jogo é do diabo” e outras babozeiras e o melhor esse jogo é de 1997 e foi proibido em 2000 pela justiça brasileira, assunto de rir.
eu vi uma pesquisa que saiu na revista EGM Brasil falando que os jogos não tornam uma pessoa mais agressiva. eu acredito pois essa revista é renomada.
um bom exemplo disso foi aquele adolescente que entrou no cinema ha uns anos atras e matou uma porrada de gente ai,ele teve a cara de pau de falar que foi influenciado pelo jogo doom,eu tenho certeza que ele feis isso para incriminar o jogo ao inves dele, e logo depois a pena dele foi reduzida, se os jogos fizessem os jogadores mais agressivos, como eu jogo doom 3 eu iria ser pelo menos 20 vezes pior do que ele, pois entraria num shopping com uma serra eletrica. todo esse problema com os jogos no brasil começou com essa desculpa esfarrapada desse assasino
eu me preocupo muito pois se commeçou com CS imagina daqui uns 2 anos não iremos poder jogar GTA,Splinter Cell,Call of Duty,Medal of honor,Battlefield,Warcraft,starcraft
é por isso que todos os jogadores devemos se juntar para impedir que isso aconteça!!!
Comentário de Allan — Fevereiro 2, 2008 @ 8:53 pm
eu descobri o nome do safado q teve essa idéia maluka e vou botar bem grande :
Nome Do Excluido Digital: Carlos Alberto Simões de Tomaz
to so tentando descobrir o e-mail desse kra pra mostrar pra ele q o cs eh inofencivel , eh apenas um jogo de estratégia entre times, e o mapa tão falado pelo juiz “Cs_Rio” nem eh um mapa oficial pq se vc comprar o jogo oficial ele so vem com umas 16 fases eu achu . mais agora a cs rio foi criada por brasileiros q naum tem nada a ver com o jogo. pq senaum eu vou perguntar o filme q ele mais gosta e vo fazer uma versão estilo “erotico” e vo proibir o filme oficial por causa disso. naum sei como esse mondrongo chegou a um cargo de juiz talvez na epoca de hitler “na epoca q ele nasceu. rs…” naum tinha videogame. e mesmo depois q inventaram, ele era horrivel e sempre zoaraum dele ai ele pegou raiva de jogos. so sei q esse kra eh um grande SEM NOÇÃO e deveria repensar nos seus atos
Comentário de davixxx — Fevereiro 4, 2008 @ 1:48 am
olhem so isso tudo tambem tem um lado bom , sabe qual eh. tenhu certeza de quem tinha cs no pc e naum tinha o cs_rio intalado com certeza correu na net e baixou. eu sou um exemplo eu numa tinha jogado everquest assim q soube q esse jogo foi proibido fikei maluko e baixei ele logo. gente esse negócio de proibição e tudo mentira pq ainda tem cs pra baixar na net, ainda tem cs no emule, ainda tem cs no camelÔ e outra qro ver esse juiz vir aki em ksa desintalar esse jogo do meu pc , ai q ele vai ver oq eh violencia xD, isso tudo por enquanto so deu lucro para os jornais . entaum deixa isso quieto protesto no brasil naum adianta e q se dane q foi proibido e conhesso mta lan house q tem esse jogo pra ser sincero todas as lan houses da cidade do rio de janeiro tem esse jogo e quase todas tem o mapa cs-rio e se a policia vier proibir os kras da lan daum 50 reais pro policial e tudo certo, entaum naum fiquem achando q esse jogo foi proibido. bem commo eu possso dizer de um jeito melhor….. jah sei, esse jogo so foi tirado das prateleiras dos shoppings e lojas de informatica e vamo conbinar neh existem milhares de jeitos de conseguir esse jogo q sao mais praticos e mais baratos e tenhu certeza q nem 5% do pessoal q tem cs comprou na loja e outra democracia eh democracia um juizinho qualquer naum pode ganhar milhoes de jogadores em todo o brasil.
Comentário de davixxx — Fevereiro 4, 2008 @ 1:49 am
Bom, o que fazer diante desta situação? Nada… vamos continuar jogando CS do mesmo jeito que jogamos desde que ele veio ao mundo, se não tem para vender original (as licenças)… show de bola!!! quem quiser é só comprar fora do Brasil onde eles entregam de boa. Achei um absurdo em banir esse jogo, mas pensem bem uma coisa, se isso for amenizar o problema da falta de segurança e a violência propriamente dita… tudo bem!!! KKKKKkkkkk… pensem que todo mundo (Policias e Traficantes) usam o CS para treinar… Que babaquisse essa lei… no minimo os filhos dos autores são noobs no jogo e os pais fizeram um jeito de acabar com eles… kkkkkkk… Viva o Brasil..
Comentário de Fabio Teodoro — Fevereiro 4, 2008 @ 5:23 pm
BOOM HEADSHOT!
1) Não adiantará nada proibir a venda dentro da terrinha, dessa forma, pois o jogo pode ser adquirido LEGALMENTE, via Internet. A terrinha só perde, com isso. Menos vendas, menos impostos, menos empregos.
O referido mapa (cs_rio), idealizado e desenvolvido pelos jogadores (Roger e Joca) entrevistados, não só tem a versão “politicamente correta” publicada em seu website, como não faz parte do conjunto original de mapas, não sendo obrigatório nos “maplists” tanto de quem hosteia o servidor como do cliente que joga.
Quem trabalha na área de informática sabe: tanto no caso Daniela Cicarelli como neste e em tantos outros não divulgados, não adianta. O empecilho é tecnológico. Não dá pra aplicar essa sanção com eficiência, ponto final. Imagino o que deverá acontecer se quiserem proibir jogos como The Sims ou Second Life (nos quais você tem toda a liberdade de jogar fazendo o papel de um meliante)…é pra rir, só pode.
2) Atitude típica de brasileiro médio acomodado: tudo o que ocorre de ruim é culpa da sociedade, do governo, das armas, dos jogos, mas nunca, JAMAIS, do ser humano. O ser humano deve ser, então, na opinião de Carlos Alberto Simões de Tomaz, um POÇO de virtudes. Se for assim, por que ele não manda soltar todos os detentos?
3) Política do pão e circo? Não! Política do pão OU circo. Reparem: quando o foco é a diversão, esquece-se a alimentação, e vice-versa. Agora o foco é - ou seria - a alimentação (compartilhando a opinião de Boris Casoy, o verdadeiro fome zero seria redução nos impostos sobre os alimentos).
4) Jamais deve ter passado pelo crânio desse magistrado que, além de ser fonte de diversão, esse jogo pode servir pra extravasar, e que, sem jogos como esse, aí sim o sujeito pode “surtar” e cometer crimes. “Vamos proibir também a prática de artes marciais em todo o território nacional”? Ridículo.
5) Não gosto de CS (apesar de já tê-lo jogado, e por um bom tempo), mas não critico quem gosta, e essa medida arbitrária, sem qualquer lógica em seu embasamento, cria um precedente que pode tirar milhares de jogadores brasileiros de campeonatos profissionais (que TAMBÉM movimentam grana, e muita), e não só de CS, como, analogamente, quiseram fazer com os brasileiros praticantes do tiro esportivo e tiro prático, através do estatuto do desarmamento da vítima.
6) Isso é mais uma medida que, como já comentado, incentiva a pirataria.
7) O jogo ensina táticas de guerrilha? Faça-me rir; então vão proibir o America`s Army, também, e dezenas de outros títulos de jogos no estilo FPS (jogos de tiro em primeira pessoa)? E os vídeos de treinamentos e demonstrações policiais e militares postadas em diversos sites de vídeo espalhados pela Internet? SE FOSSE PRA PROIBIR BANDIDO DE ADQUIRIR CONHECIMENTO, SEGUINDO ESSA LINHA DE RACIOCÍNIO, DEVERIAM EXTINGUIR TODAS AS INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DESTA TERRINHA.
Se quiserem, eu começo a lista do porque desse jogo (e uma diversidade de outros) não ser realista, ao contrário do que afirmam, invalidando, portanto, o argumento de que “o jogo ensina táticas de guerrilha” (Ex: tome um tiro na perna e tente sair pulando). Vão proibir, agora, jogos de paintball, também?
9) Caso o magistrado não saiba, casos como o ilustrado no endereço a seguir, além de serem piada, não são fruto de um jogo, e sim do tipo de educação dada:
http://www.youtube.com/watch?v=6JdEONx9_Tg
BOOM HEADSHOT!
Comentário de Doug, o filho do juiz — Fevereiro 5, 2008 @ 1:17 am
Em tempo: já temos bastante trabalho tentando nos livrar de cheaters, que são a verdadeira escória digital, os verdadeiros perdedores, os potenciais ladrões na vida real, para termos que nos preocupar com as decisões de um juiz perdedor, escória do judiciário, etc, etc…
Aliás, estamos aqui “surrando” e “martelando” o juiz, mas e quem fez ou deveria fazer a defesa? Provavelmente, se houve alguém, foi alguém igualmente desinformado e, portanto, cúmplice, nessa decisão arbitrária. “Ignorância não é desculpa para o descumprimento da lei”, não é o que dizem?
Comentário de Doug, o filho do juiz — Fevereiro 5, 2008 @ 1:29 am
Cara Excelente entrevista.
Queria muito que fizesse uma mapa de brasilia (congresso especificamente). ia ser uma sátira colocar o c4 no congresso =D.
Eu tenho certeza que e por pura sacanagem que fizeram isso. fizeram isso pq eles não ganham nada com o counter-strike (impostos e tals)
Só fico indignado, pq tem jogos muito mais violentos e que viciam mais do que cs e o pessoal não faz nada.
Tinha que proibir politico de traficar puta, não pessoas que usam o jogo pra se divertir, em vez de ficar na rua pra tomar tiro.
Comentário de 206source — Fevereiro 26, 2008 @ 3:40 pm
nossa! sei atirar com um mouse, vou pegar a arma do meu pai e usar as taticas que aprendi ATIRANDO COM UM MOUSE, contra o primeiro policial que eu ver na rua! Que emoção! Sou praticamente um suicidade do ALQAEDA altamente treinado mexendo mouse e apertando botão, acho que deveriam usar CS nos treinamento dos PM pra ve se eles aprendem alguma coisa e combatam o crime no Brasil.
Comentário de lnk — Março 22, 2008 @ 8:31 am